Os simpósios temáticos ocorrerão nos dias 4, 5 e 6 - das 14h às 18h - nos locais indicados abaixo do título de cada simpósio.
História Indígena e do Indigenismo
Coordenadores: Prof. Dr. Décio Guzman e Prof. Dr. Márcio Couto Henriquelocal: pavilhão A- sala 2.
No
vale amazônico, as sociedades nativas que aí habitavam passaram por radicais
transformações após a chegada dos europeus. Entre os séculos XVI e XX, os
processos de ocidentalização, evangelização, mundialização, urbanização, mestiçagem
além de guerras, escravidão e epidemias, modificaram para sempre o modo de vida
e a organização destas sociedades. Este Simpósio visa apresentar varias
contribuições acadêmicas baseadas em investigações recentes com objetivo de
refletir sobre estas transformações e colocar em debate as mais recentes
pesquisas históricas sobre os fenômenos que afetaram as sociedades indígenas
amazônicas assim como a resposta delas a eles.
TERRA, NATUREZA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA Coordenadores: Prof. Dr. Rafael Chambouleyron, Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes e Profa. Dra. Magda Ricci
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Local: pavilhão B - sala 3
TERRA, NATUREZA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA Coordenadores: Prof. Dr. Rafael Chambouleyron, Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes e Profa. Dra. Magda Ricci
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Local: pavilhão B - sala 3
Este simpósio pretende reunir
estudos que se dedicam à pesquisa do espaço rural amazônico. Serão
privilegiados trabalhos que abordem a Amazônia, em especial, a brasileira,
contudo, sem negligenciar reflexões que permitam comparações com outros espaços
rurais no país. Os mecanismos de ocupação territorial e a compreensão das
formas de organização do universo agrícola nesse território; os conflitos
rurais, as formas de organização, resistência e ação política dos trabalhadores
rurais; a problemática das fronteiras, a sociabilidade rural, a legitimação e a
ilegitimação de formas de dominação como a propriedade em suas distintas
modalidades são algumas das temáticas que se vinculam aos interesses do
Simpósio proposto. Constitui um esforço coletivo de promover a exposição de
estudos que busquem esmiuçar e destrinchar a estrutura fundiária da região,
informar sobre a espacialidade das relações sociais derivadas da ocupação
agrícola, a paisagem construída pela agricultura, assim como a maneira como
essa ocupação engendrou compreensões em torno ao acesso à terra, seus usos e a
identidade que seus moradores foram construindo ao longo do processo de
ocupação do território amazônico.
Artes, mídias e representações sociais
local: pavilhão B - sala 1
O simpósio temático recepciona trabalhos
acadêmicos e debates historiográficos no campo da história da arte, das mídias
e da comunicação, focalizando um amplo quadro da produção, circulação, recepção
e memória iconográfica e iconológica, e de mídias como imprensa, rádio, cinema
e televisão. Dentre os vários problemas da história da arte colonial,
ambicionamos tratar dos seguintes temas: Os diálogos da história da arte com a
história social. As mudanças históricas e as representações visuais (gênero,
desenho, formato e aparência na produção artística). A história nas artes
visuais (pintura, escultura e arquitetura). As artes e os diálogos e
representações do tempo (música, dança, literatura e mídias); As artes no mundo
do trabalho – artes manuais e ofícios artísticos (do mobiliário à moda). A
historiografia da arte ibero-americana. Arte, sociedade, significado e co
ntexto visual e midiatico. Arte e política. Arte, história, mídia e documento:
leituras e releituras do mundo amazônico. Perspectivas do estudo da história da
arte e das coleções sonoras (as pesquisas atuais). Museus de imagem, som,
coleções de arte. O ensino de história da arte e das mídias.
Migrações na Amazônia
Local: pavilhão B - sala 2
O referido simpósio tem por objetivo congregar trabalhos que abordem o processo migratório para a Amazônia desde o século XIX até a década de 1960. Se constituirá em um espaço de conhecimento e debate das diferentes abordagens acerca da migração permitindo um diálogo entre a história, a antropologia, a geografia e demais disciplinas afins, numa perspectiva da demografia histórica, da história cultural, da história de famílias, da mestiçagem, do mundo do trabalho, enfim, das várias nuances que constituem o estudo de deslocamento de populações nacionais e estrangeiras.
Trabalho e Liberdade na Amazônia
Local: pavilhão B - sala 4
O
simpósio "Trabalho e Liberdade na Amazônia" pretende discutir as
formas de trabalho compulsório e livre utilizadas nos diversos momentos da
história da Amazônia, mundo do trabalho este que reúne um grande contingente de
despossuídos, constituído por índios, negros, mestiços e homens brancos pobres,
cujas experiências de exploração e opressão vivenciadas em comum levaram à
construção de uma identidade social, que, em vários momentos, se
sobrepôs à identidade étnica, sem provocar, é claro, o desaparecimento da
segunda. Nesse complexo mundo do trabalho, os agentes sociais desenvolveram
diversas concepções de liberdade e engendraram múltiplas estratégias de
luta para obtê-la, o que torna a experiência histórica amazônica
extremamente interessante de ser estudada e discutida. Nesse sentido, o
presente simpósio tem o objetivo de reunir pesquisadores do mundo do trabalho
amazônico, criando um espaço de troca de experiências de pesquisa.
Local: setorial básico II
Ensino de História e formação de professores de História para a educação básica
Local: setorial básico II
RESUMO:
Neste Simpósio Temático pretende-se discutir experiências e proposta pedagógicas relacionadas ao ensino de história na educação básica, considerando a produção do saber histórico escolar desenvolvida no Brasil desde o século XIX. O objetivo é contribuir com o debate histórico sobre história e ensino de história no país, tendo por princípio as reflexões acerca das práticas curriculares constituídas ao longo do tempo. A formação de professores de história para educação básica tem sido objeto de estudo há longo tempo no Brasil. Nessa perspectiva, o presente Simpósio objetiva constituir-se num “forum” de discussão de narrativas de experiências e propostas pedagógicas para o ensino de história na educação básica, com vistas à possibilitar novas análises e proposições relativas à construção do saber histórico escolar. Nesse sentido este Simpósio deve reunir comunicações relacionadas com:
a) Reflexões, possibilidades e desafios para o ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano).
b) Relatos de experiências com o ensino de história nos diversos anos da educação básica.
c) Análises sobre a relação entre pesquisa histórica e ensino de história na educação básica.
d) Estudos sobre a relação entre a formação docente e o ensino de história na educação básica.
e) Estudos sobre Ensino de História e diversidade cultural.
Sugestão Bibliográfica:
ABREU, Martha SOIHET, Rachel (orgs.) Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia.
Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
APRENDER HISTÓRIA: perspectivas da educação histórica (organizadoras) Maria Auxiliadora
Schmidt, Isabel Barca. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
BITTENCOURT, C. M. F . O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1997.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar (org.). Raça, cor e diferença: a escola e
a diversidade. 2ª. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.
FONSECA, Selva. Guimarães. Prática e Didática de História. Campinas: Ed. Papirus, 1993.
FREITAS, M. C. de (org.). Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
GATTI Jr, D.; INÁCIO FILHO, G. (orgs.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa,
produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2005.
MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). A História do Ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro:
Access, 1998.
OLIVEIRA, Margarida D. de; CAINELLI, Marlene R.; OLIVEIRA, Almir F. B. de (org.). Ensino de
história: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008.
SANTOS, J. S.; ZAMBONI, E. (Org.). Potencialidades investigativas da educação. Goiânia: Ed.PUC
Goiás, 2010.
SILVA, Marcos. Antonio da. História - O Prazer em Ensino e Pesquisa. São Paulo: Brasiliense,
2003.
ZAMBONI, E.; FONSECA, S. E. G. (org.). Espaços de Formação do Professor de História. 1. ed.
São Paulo: Papirus, 2008.
História do Tempo Presente: sociedade, cultura e politica pós-1960
Coordenadores: Dr. Pere Petit, Dra. Leila Mourão e Dra. Edilza FontesLocal: setorial básico I
- Religião e Práticas Religiosas
Coordenadores: Prof. Dr. Fernando Arthur Neves e Prof. Dr. Heraldo Maués
Local: pavilhão B - sala 5
O simpósio temático de História das Religiões e Religiosidade visa fomentar um espaço acadêmico para discutir as diversas formas de experimentar a religião na história; aproveitando as investigações e o ensino desse campo multidisciplinar presente na região para aprofundar os estudos e pesquisas realizados no âmbito da graduação e pós-graduação. As diferentes articulações teórico e metodológicas referentes a este campo são um desafio para constituição de problemas de pesquisa a serem tomados como parte da conformação de uma linha de pesquisa em história.